27 outubro 2006

Um olhar sobre a Charneca

Pois é, meus caros amigo e conterrâneos.

Finalmente vejo uma uma esperança para a regeneração da nossa atabalhoada Charneca.

" Esta iniciativa, «Novos territórios, novas oportunidades», organizada pela Ordem dos Arquitectos e pela Câmara Municipal de Almada, é complementar do Congresso dos Arquitectos. (...)Pretende-se que equipas, com profissionais e estudantes incluídos, discutam com técnicos locais e peritos os problemas da mobilidade, as áreas urbanas de génese ilegal (vulgo ‘bairros de lata’ ou construções sem licenciamento), a questão dos parques urbanos, o património cultural, entre outras. Os resultados do «workshop» serão apresentados durante o Congresso dos Arquitectos.

A área em estudo (zona central da Charneca da Caparica) integra a chamada zona dos Vales, entre Palhais (a norte) e Marco Cabaço (a sul), sendo servida por várias rodovias – a antiga Estrada Nacional 377, a via V1 (via industrial) e a via L3 (actual IC 32), fazendo parte da bacia da ribeira de Corroios, nomeadamente o troço superior da vala da Charneca.

Há muito que se conhece a história do loteamento de «génese ilegal», realizado com a passividade do Estado, e também o apetite dos construtores pela zona. «Do ponto de vista físico revela-se um território muito interessante com relevantes parcelas da estrutura ecológica e paisagística, que são parte integrante do sistema de vales que caracterizam o interior do concelho».

Segundo os organizadores do evento, essas parcelas «devem não só ser salvaguardadas, mas também potenciadas para contribuir para o ordenamento do território». Sabe-se, também, que «da anterior ocupação urbana, subsistem alguns antigos núcleos rurais onde se continuam a concentrar os poucos estabelecimentos comerciais e de serviços existentes». "

Vamos aguardar para que daqui surjam novas e positivas ideias para desenvolver a qualidade urbanistica, arquitectónica e consequentemente a qualidade de vida dos seus habitantes...

2 comentários:

Marc disse...

Será que vamos ter uma vila modelo!!!

francisco disse...

Depois do andar modelo... a vila modelo!!!