30 março 2007

Xenofobia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou hoje, em nota enviada ao PÚBLICO, que não é ilícito o cartaz que o Partido Nacional Renovador (PNR) colocou em Lisboa, e que permanecerá no Marquês de Pombal durante um mês, com o slogan “Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução.”

“O cartaz exposto em Lisboa por um partido político não preenche, por si só, os elementos típicos de ilícito criminal”, lê-se na nota. A PGR realça, porém, que “acompanha as acções e declarações dos responsáveis pelo cartaz, no sentido de apurar se o mesmo poderá vir a constituir um veículo para a criação de condições que levem à prática de actos contra imigrantes”. E garante que “serão tomadas as medidas adequadas se vier a concluir-se que se está perante um incitamento ou encorajamento à discriminação punidos por lei”.

4 comentários:

Danilo disse...

Também não me parece q a mensagem aposta no cartaz seja ilícita.
Já vi o Pinto da Costa, o Fernando Ruas ou o Alberto João, esses sim, a incitarem à violência, de forma aberta, nos media.
A mim o q surpreende é a cobertura dada à mer** do cartaz. É estar a dar importância a quem, de facto, não a tem.
O q tb me surpreende é q os lideres desses partidos de direita, q defendem estas ideias másculas do "Portugal aos portugueses" e do "Façam boa viagem" têm todos um grande ar de panasca.

Abraços e beijinhos para todas as pessoas de bem. Para os outros, já sabem, é o costume.

Anónimo disse...

O Partido Nacional Renovador tem todo o direito de se manifestar, sendo condenáveis as tentativas de destruição do “outdoor”. E nós temos todo o direito de afirmar que esses senhores fascistas do PNR não regulam bem da puta da cabeça. Por uma razão essencial: é que esta campanha contra os imigrantes não faz o mínimo sentido num país de navegadores e com gente espalhada pelo mundo inteiro.

Anónimo disse...

Inacreditável. Somos e sempre fomos um povo emigrante. É impressionante como a merda de uma simples virgula emperra todo o sistema judicial. Não é ilicito vejam só. Faz-me lembrar o Gato Fedorento sobre o sistema judicial

Marc disse...

Esse palerma de barbicha à metrosexual fachista só esta a tentar ganhar protagonismo a nivel nacional com esse misero partido que não tem qq fundamento para um pais como Portugal que sempre foi um pais integrista já desde o tempo da Conquista aos Mouros. Ou então já foi maltratado sexualmente por um africano.