Não, não se trata de um erro ortográfico, para meu espanto e revolta, a nova campanha publicitaria para promover o Algarve, muda o nome da região para “allgarve”. O objectivo, segundo o ministro Manuel Pinho, será a focalização na atracção de turistas para eventos de qualidade artística, para o golfe e para investimento em segundas residências no Algarve.
A magia do acrescento de um «l» na palavra Algarve deverá permitir um marketing internacional mais agressivo, usando o "all" – palavra inglesa para tudo – como chamariz para um turismo de qualidade multifacetado no Sul do País.
Tendo em conta que para muitos turistas o Portugal que conhecem é o Algarve, o que esta mudança pretende, é a meu ver, reforçar a notoriedade da nossa marca turística no estrangeiro, mas será que para isso é necessário inventar um outro nome para denominar a região algarvia?!
Como é do conhecimento de todos, infelizmente no mercado estrangeiro o “made em Portugal”, não acrescenta valor aos produtos, o que força algumas empresas portuguesas a associarem nomes estrangeiros aos seus produtos e marcas. Numa tentativa de combate e reposicionamento da marca do pais surgiu o projecto “Portugal Marca”. O logótipo deste projecto apareceu diversas vezes no âmbito do Euro 2004, acontecimento desportivo com interessados em todo o mundo e se repararem surge também associado a esta campanha em rodapé… parece me que existe aqui algo de contraditório, e não estou a exagerar no nacionalismo !!
A magia do acrescento de um «l» na palavra Algarve deverá permitir um marketing internacional mais agressivo, usando o "all" – palavra inglesa para tudo – como chamariz para um turismo de qualidade multifacetado no Sul do País.
Tendo em conta que para muitos turistas o Portugal que conhecem é o Algarve, o que esta mudança pretende, é a meu ver, reforçar a notoriedade da nossa marca turística no estrangeiro, mas será que para isso é necessário inventar um outro nome para denominar a região algarvia?!
Como é do conhecimento de todos, infelizmente no mercado estrangeiro o “made em Portugal”, não acrescenta valor aos produtos, o que força algumas empresas portuguesas a associarem nomes estrangeiros aos seus produtos e marcas. Numa tentativa de combate e reposicionamento da marca do pais surgiu o projecto “Portugal Marca”. O logótipo deste projecto apareceu diversas vezes no âmbito do Euro 2004, acontecimento desportivo com interessados em todo o mundo e se repararem surge também associado a esta campanha em rodapé… parece me que existe aqui algo de contraditório, e não estou a exagerar no nacionalismo !!
3 comentários:
Aconselho vivamente a leitura da crónica semanal do RAP na Visão sobre este tema.
Muito bom!
Vamos ao ALLgarve?? Ou a ALLmada???
Tallvez a Allbufeira passando no Allentejo!?
Enviar um comentário