23 janeiro 2007

Salvem o "Pé nú" !!


"O presidente do Inag lembra que, antes de se ter optado pelo reforço das dunas com areia para evitar o rompimento do cordão dunar e pelo enchimento artificial, a efectuar em Abril, foram estudadas "dez outras opções. A solução escolhida é a ambientalmente mais correcta e a que permite manter a função balnear da praia", nota Orlando Borges. Ainda assim, garante que "todas as ideias apresentadas serão ouvidas, mas que qualquer alteração ao projecto inicial terá de estar assente em bases técnicas e não apenas em ideias".
Para o vereador da Protecção Civil de Almada, o Bar do Búzio "já tinha morte anunciada" e o Bar Pé Nú, o mais próximo do lado norte, "também já sofreu as primeiras investidas do mar. É uma situação inglória, com o mar a levar diariamente a areia depositada".

in DN

5 comentários:

Nelito Fagundes disse...

Neste momento a maior preocupação é resolver este problema a curto prazo -a próxima época balnear aproxima-se - e o cú aperta-se.
Enquanto o mar quiser, não há remédio que resulte. Mas desengane-se quem julga que este fenómeno é natural (no verdadeiro sentido da palavra)- Isto é obra do Homem. A restinga de areia (esporão natural submerso)da Cova do Vapor/Bugio, fazia o controlo natural das movimentações de areia em toda a zona costeira da Caparica. Esta barreira natural foi sucessivamente devastada pelas dragagens para os aterros artificiais de toda a frente ribeirinha de Lisboa, durante mais de 50 anos, desde Algés até ás imediações da Expo. Na opinião de muitos especialistas, dever-se-ia repôr a sua morfologia subaquática natural, construindo-se um esporão submerso desde a cova do vapor até ao Bugio, acelerando assim o processo de estabilização das areias nesta área e sucessivamente para sul.

Marc disse...

Nem mais!!!

E assim os nossos filhos poderiam ter praias iguais as que nós tivemos quando eramos crianças em que primeiro que se pudesse molhar o pé tinhamosde andar 5 min e para termos agua pelo pescoço mais 15. Na qual não se tinha que andar com uma catana a abrir caminho na procura de um espaço vago para estender a toalha e qual se podiam realizar jogos de futebol 11 sem qualquer problema..
Aquele abraço!

peter disse...

Grandes noites já passei eu no bar do Pé Nú. É uma pena ver aquilo tudo a ir abaixo.

Abraços

Gonçalo disse...

Quem será a próxima vítima de toda esta situação?? Resultado da subida do nível médio do mar, da dragagem de areias do rio e do sucessivo desprezo pelas belas praias da Caparica.

francisco disse...

SALVEM O PÉ NÚ.... SALVEM!!