A Madeira contraiu mais um empréstimo, a curto prazo, no valor de 50 milhões de euros, elevando para 515 milhões os empréstimos aprovados pelo governo de Alberto João Jardim no quarto trimestre de 2007.
Esse valor corresponde à remuneração mensal e subsídio de Natal a serem pagos nessa altura aos funcionários da administração pública regional que representam uma despesa anual de 350 milhões de euros, cerca de 24 por cento do orçamento madeirense.
De acordo com o estatuto da região e com a nova lei das finanças regionais, a Madeira pode, para fazer face a dificuldades de tesouraria, contrair empréstimos a curto prazo, a regularizar até ao final de cada ano, até o montante de 35 por cento das receitas correntes cobradas no exercício anterior.
Impedida de aumentar o seu endividamento líquido, a região já efectuou quatro empréstimos, num total de 515 milhões de euros, com recurso a estas sociedades, criadas exactamente para contornar aquela norma da lei do Orçamento de Estado de 2003, imposta às regiões autónomas e aos municípios pela então ministra das Finanças, Ferreira Leite.
A primeira destas operações em que a região surge como avalista das sociedades de capitais públicos, maioritariamente do governo, ocorreu em 2003, com um empréstimo de 190 milhões que permitiu a execução de uma série de projectos inaugurados por Jardim nas regionais do ano seguinte. Antes das eleições antecipadas, efectuou outros dois empréstimos intercalares, ambos de 100 milhões e, como os anteriores, com um período de carência de capital de oito anos e um reembolso nos 10 anos subsequentes, o que significa que a Madeira só começará a amortizar estas dívidas depois de 2011, ano em que Jardim termina o mandato e tenciona abandonar o governo.
28 dezembro 2007
Mas que belo Jardim!
Posted by Joao A. 1 comments
20 dezembro 2007
e se nos trabalhassemos para o Pai Natal...?!
Posted by CarCo 2 comments
18 dezembro 2007
Mais um pénalti, por favor!
Keon Clark, ex-jogador da NBA, afirmou a uma cadeia televisiva norte-americana que nunca jogou sóbrio. O basquetebolista ingeria Genebra, um tipo de bebida feita com aguardente de cereais onde se misturam bagas de zimbro. As declarações de Clark vêm na sequência de uma detenção por posse de marijuana.
Clark foi detido por US Marshalls no dia 18 de Outubro devido a acusações de posse de marijuana, estupefacientes, posse ilegal de armas de fogo e por conduzir com a carta de condução suspensa. O norte-americano aguarda sentença sob custódia da prisão do Condado de Vermilion. O extremo-poste jogou nos Nuggets, Raptors, Kings, Jazz e Suns e disputou a última temporada em 2003/2004.
Posted by Joao A. 0 comments
Labels: Desporto, Internacional
17 dezembro 2007
Enciclogoogle
Depois de ter criado o motor de pesquisa na Internet mais usado em todo o mundo, a Google prepara-se para investir nos conteúdos e irá fazê-lo com um projecto semelhante à famosa Wikipédia, a enciclopédia on-line para a qual podem contribuir todos os cibernautas. Esta semana já começaram a ser contactados especialistas em várias áreas para escreverem alguns artigos.
Uma fonte referiu que alguns elementos do blog Arrebenta a Bolha! poderão ser convidados a enviar textos para o projecto, em particular descrições sobre o Luís Filipe Vieira, sobre Muay Thai, e sobre a vida nocturna (strip clubs) de Lisboa.
Posted by Joao A. 0 comments
Labels: Entretenimento, Internacional
13 dezembro 2007
Sempre a dormir!
Cada português consumiu em média no ano passado duas embalagens de comprimidos sedativos, ansiolíticos ou hipnóticos, segundo dados da autoridade nacional do medicamento, informa a Lusa.
De acordo com dados do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, no ano passado foram gastos 81,9 milhões de euros em medicamentos para ajudar a dormir ou para combater a ansiedade. Os mesmos dados indicam que os portugueses consomem anualmente cerca de 20 milhões de embalagens deste tipo de comprimidos, o que dá uma média de duas embalagens por cada português. Em 2006, 2005 e 2004, o consumo de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos ultrapassou sempre as 20 milhões de embalagens em cada ano. (in "Portugal Diário")
Posted by Joao A. 0 comments
09 dezembro 2007
Ano novo vida nova..
A nova lei anti tabaco vai impor a proibição de fumar nos locais de trabalho. Ressalva no entanto a possibilidade das empresas criarem locais específicos para se poder fumar sem afectar os colegas de trabalho. Mas esses locais tem que ter ventilação separada do resto do edificio Nos restaurantes, bares e discotecas a regra também muda. Vale agora a proibição total de fumar nestes locais. A medida segue a tendência europeia já aplicada nos países nórdicos ou na Irlanda. No caso da Irlanda e desde este ano é proibido fumar em bares restaurantes. Os lares de idosos e locais frequentados por menores de 16 anos ficam também vedados ao fumo. A nova lei anti fumo do tabaco quer proteger os fumadores passivos mas também quem nunca fumou na vida. in DG |
Posted by Gonçalo 4 comments
04 dezembro 2007
O que nuestros hermanos opinan dele...
Antes de llegar a este hito, que Sócrates prefiere atribuir al “fantástico coraje de Angela Merkel” y que todavía debe ser refrendado por cada país de los 27, el primer ministro portugués ha corrido una larga carrera de fondo. Una carrera sudada, trabajada y masticada paso a paso, en la que se adivina vocación, dinamismo, habilidad para moverse entre bambalinas y un prodigioso sentido comercial.
Quizá por eso, la imagen que mejor define al Sócrates reciente es esa foto que ha salido en los periódicos portugueses tantas veces desde marzo de 2005, cuando llegó al poder. En cada país que visita, pero también si está en Lisboa –vive solo en un edificio estupendo en pleno centro, muy cerca de Marqués de Pombal–, a Sócrates le gusta salir a correr por las calles de buena mañana y ponerse a sudar la camiseta. Le da lo mismo Luanda, Moscú o Washington. A 40 grados o a cinco bajo cero. Nada detiene al fondista solitario, empeñado quizá en mandar un mensaje de energía y optimismo a sus melancólicos y sosegados compatriotas."
Posted by CarCo 1 comments
03 dezembro 2007
reedição de "A DESPEDIDA" por Zatarra
Posted by Nelito Fagundes 2 comments
Já ganhou o bronze!!!!!
Mundiais Muay-thai: Portugal com quatro campeões
O sénior Fernando Machado (-54 kg B) e os juniores Diogo Calado (-75 kg), Vera Fernandes (-51 kg) e Catarina Valerio (-57 kg) sagraram-se, hoje, campeões do Mundo de Muay-thai, durante os campeonatos que decorrem em Banguecoque. (...)
Portugal termina a prova com um total de oito medalhas, um número sem precedentes em anteriores mundiais de Muay-thai, uma vez que o sénior Pedro Anastácio (-67 kg) e o júnior Miguel Nozes (-60 kg) asseguraram, domingo, as medalhas de bronze nas respectivas categorias.
Diário Digital / Lusa
Posted by Nelito Fagundes 4 comments
Labels: A_malta
02 dezembro 2007
Mundiais de Muay-thai 2007
Posted by Nelito Fagundes 1 comments
Labels: A_malta