04 setembro 2007

Será o regresso da guerra fria



Recentemente vimos a assistir ao aumento da animosidade entre a Russia e o Ocidente, sendo practicamente a um ritmo semanal que surgem noticia relatando situações que aumentem o grau de tensão entre estes dois blocos.

Começou com o escudo antimissil que os EUA pretendem instalar na Europa central, passando pela corrida ao "ouro" do polo norte o qual levou a russia a colocar uma bandeira no fundo do mar reclamado para si a exploração deste, pondo de imediato alguns "improváveis" em sentido, tais como, a Dinamarca, Noruega e Canadá sendo que este ultimo contra-ataca logo em seguida com a construcção de uma base militar que será a maior do atlantico norte. Um pouco mais tarde a Russia anuncia o retomar dos vôos de bombardeiros estrategicos, algo que não se via desde o colapso da União Sovietica, hoje é divulgado uma sondagem feita na Russia no qual 59% dos inqueridos acha que o seu governo deveria utilizar a dependência dos países europeus dos recursos energéticos da Russia como arma na política externa e ainda dois terços dos inqueridos julga que o Ocidente tenta desacreditar a Russia ao criticá-la.

Das duas uma, ou Putin está a tentar arranjar um mal estar Internacional visto haver eleições Presidenciais em 2008 e este já não poder candidatar-se ou as coisas estão a encaminhar-se para uma especie de Guerra fria do sec. XXI. Que vos parece caros analistas?

Aquele abraço

1 comentário:

Nelito Fagundes disse...

Vamos ter novos filmes de espionagem - sou um grande adepto.
Mais uma razão para o James viver até aos 232 anos de idade, sempre rodeado de gaija boa claro!!!!!