30 março 2007

Xenofobia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) considerou hoje, em nota enviada ao PÚBLICO, que não é ilícito o cartaz que o Partido Nacional Renovador (PNR) colocou em Lisboa, e que permanecerá no Marquês de Pombal durante um mês, com o slogan “Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução.”

“O cartaz exposto em Lisboa por um partido político não preenche, por si só, os elementos típicos de ilícito criminal”, lê-se na nota. A PGR realça, porém, que “acompanha as acções e declarações dos responsáveis pelo cartaz, no sentido de apurar se o mesmo poderá vir a constituir um veículo para a criação de condições que levem à prática de actos contra imigrantes”. E garante que “serão tomadas as medidas adequadas se vier a concluir-se que se está perante um incitamento ou encorajamento à discriminação punidos por lei”.

28 março 2007

Quem enviarias para o espaço?

O diário inglês The Sun fez saber, na sua edição de hoje, que registou uma estrela com o nome de "Planet McDonut", numa homenagem "desonrante" ao seleccionador inglês, Steve McLaren, e à catastrófica carreira da selecção até agora.

O tablóide britânico chega até a afirmar que McLaren deve ser "irradiado do planeta e enviado para o espaço" se a selecção "recheada de estrelas falhar com a minúscula Andorra" hoje à noite."

Com a ajuda de um telescópio, McClaren, através da sua janela de hotel, em Barcelona, pode já começar a escolher uma nova casa no espaço, se o impensável acontecer e a Inglaterra falhar outra vez. Pode ser que observar as estrelas lhe traga inspiração", podia ler-se na edição de hoje.

Na última página do jornal, uma fotografia com um McLaren de aspecto reluzente, amarrado a um foguete e uma frase ao lado: "Esta noite, brilha como uma estrela ou põe-te a milhas do planeta".

A estrela, pertencente à constelação Leo e com as coordenadas "RA11h10m53.47sD-6 12'28.58", foi legalizada no Registo Internacional de estrelas, situado na Suíça.

in Record Online

A pergunta que se coloca neste espaço é: quem gostarias que fosse enviado para o espaço e porquê? Coloquem as respostas aqui na secção de comentários.

23 março 2007

ALLGARVE !?


Não, não se trata de um erro ortográfico, para meu espanto e revolta, a nova campanha publicitaria para promover o Algarve, muda o nome da região para “allgarve”. O objectivo, segundo o ministro Manuel Pinho, será a focalização na atracção de turistas para eventos de qualidade artística, para o golfe e para investimento em segundas residências no Algarve.
A magia do acrescento de um «l» na palavra Algarve deverá permitir um marketing internacional mais agressivo, usando o "all" – palavra inglesa para tudo – como chamariz para um turismo de qualidade multifacetado no Sul do País.

Tendo em conta que para muitos turistas o Portugal que conhecem é o Algarve, o que esta mudança pretende, é a meu ver, reforçar a notoriedade da nossa marca turística no estrangeiro, mas será que para isso é necessário inventar um outro nome para denominar a região algarvia?!
Como é do conhecimento de todos, infelizmente no mercado estrangeiro o “made em Portugal”, não acrescenta valor aos produtos, o que força algumas empresas portuguesas a associarem nomes estrangeiros aos seus produtos e marcas. Numa tentativa de combate e reposicionamento da marca do pais surgiu o projecto “Portugal Marca”. O logótipo deste projecto apareceu diversas vezes no âmbito do Euro 2004, acontecimento desportivo com interessados em todo o mundo e se repararem surge também associado a esta campanha em rodapé… parece me que existe aqui algo de contraditório, e não estou a exagerar no nacionalismo !!

21 março 2007

A Austrália é nossa!

Este mapa marítimo do século XVI da costa Este da Austrália, pertencente a uma biblioteca de Los Angeles, prova, segundo um livro recentemente publicado, que os portugueses foram os primeiros europeus a descobrir aquele país, antes de britânicos e holandeses como se pensava.

Em "Beyond Capricorn", o jornalista Peter Trickett explica que este mapa é a peça do puzzle que faltava para provar que Cristovão de Mendonça chegou à Botany Bay com uma frota de quatro navios em 1522, quase 250 anos antes do capitão britânico James Cook. O mapa descreve com precisão e em português vários locais ao longo da costa Este australiana.

Podem encontrar mais informações sobre a descoberta do continente australiano, sobre esta teoria e sobre Cristovão de Mendonça na Wikipédia aqui e aqui.

16 março 2007

17 de Março, St. Patrick's Day



Aqui não há Super Bocks, portanto temos que recorrer à Guiness...

15 março 2007

La Bierre...


Novidade, novidade, aqui está algo novo:
Super Bock Sem Álcool, Super Bock Sem Álcool Preta e Super Bock Sem Álcool Pêssego, são as novas cervejas que a marca líder de Bebidas acaba de lançar no mercado. As três novas Super Bock Sem Álcool resultam de um processo único de produção a nível mundial.


PS: O que virá a seguir???? Sabor a arroz de cabidela???

Eutanásia Passiva Indirecta

Inmaculada Echevarria, 51 anos, viu ontem à noite cumprido o seu desejo de lhe ser retirado o ventilador que a mantinha viva há dez anos, morrendo no hospital de Granada para onde fora transferida. Segundo a Delegação Provincial de Saúde da Andaluzia, Echevarria morreu no Hospital San Juan de Dios, em Granada, por volta das 21h00 locais, depois de ser desligada a unidade de ventilação mecânica que a mantinha "artificialmente com vida".

A decisão de permitir a retirada do ventilador baseou-se em pareces do Conselho Consultivo da Andaluzia que determinou que o pedido de Echvarría constituía um caso de eutanásia passiva indirecta, pelo que os médicos que cumprissem o pedido não estariam a cometer qualquer acção punível.

O órgão baseia a decisão na Lei de Autonomia do Paciente e na Lei de Saúde da Andaluzia, que estabelecem a validade de recusa de um determinado tratamento, mesmo quando leve a situações "que comprometam gravemente a saúde do doente e levem mesmo à sua morte"

13 março 2007

Irão nuclear

Uma nota de banco com um símbolo atómico entrou ontem em circulação no Irão, uma iniciativa que é vista como um sinal da determinação nacional perante as pressões externas contra a decisão de enriquecer urânio.

A nova nota de 50.000 riais - cerca de 4 euros - reflecte também a inflação crescente no país, um facto que tem gerado críticas à gestão do Presidente Mahmoud Ahmadinejad. Anteriormente, a nota mais alta em circulação era de 10.000 riais.

A nota, impressa nas cores laranja, verde e azul, mostra um símbolo atómico - electrões em volta de um núcleo - sobre um mapa do Irão. Um texto breve acompanha a gravura, com uma citação de Maomé: "Os homens das terras da Pérsia atingirão o conhecimento científico mesmo que ele esteja tão longe como as Plêiades." As Plêiades são um grupo de estrelas da constelação do Touro.

Em cumprimento da lei, a nota exibe também uma efígie do falecido ayatollah Ruhollah Khomeini, inspirador e líder da revolução islâmica de 1979.

08 março 2007

Carago naum, carago!!!


O líder da claque "Super Dragões", Fernando Madureira, foi hoje ouvido na PJ do Porto na condição de arguido num processo de alegado envolvimento na agressão ao ex-vereador da Câmara de Gondomar, Ricardo Bexiga.

Fernando Madureira, conhecido como "Macaco" e autor de um livro sobre a actividade da claque afecta ao FC Porto, foi parco em declarações à saída da sede da Judiciária do Porto, escudando-se no "segredo de justiça".