27 outubro 2006

Um olhar sobre a Charneca

Pois é, meus caros amigo e conterrâneos.

Finalmente vejo uma uma esperança para a regeneração da nossa atabalhoada Charneca.

" Esta iniciativa, «Novos territórios, novas oportunidades», organizada pela Ordem dos Arquitectos e pela Câmara Municipal de Almada, é complementar do Congresso dos Arquitectos. (...)Pretende-se que equipas, com profissionais e estudantes incluídos, discutam com técnicos locais e peritos os problemas da mobilidade, as áreas urbanas de génese ilegal (vulgo ‘bairros de lata’ ou construções sem licenciamento), a questão dos parques urbanos, o património cultural, entre outras. Os resultados do «workshop» serão apresentados durante o Congresso dos Arquitectos.

A área em estudo (zona central da Charneca da Caparica) integra a chamada zona dos Vales, entre Palhais (a norte) e Marco Cabaço (a sul), sendo servida por várias rodovias – a antiga Estrada Nacional 377, a via V1 (via industrial) e a via L3 (actual IC 32), fazendo parte da bacia da ribeira de Corroios, nomeadamente o troço superior da vala da Charneca.

Há muito que se conhece a história do loteamento de «génese ilegal», realizado com a passividade do Estado, e também o apetite dos construtores pela zona. «Do ponto de vista físico revela-se um território muito interessante com relevantes parcelas da estrutura ecológica e paisagística, que são parte integrante do sistema de vales que caracterizam o interior do concelho».

Segundo os organizadores do evento, essas parcelas «devem não só ser salvaguardadas, mas também potenciadas para contribuir para o ordenamento do território». Sabe-se, também, que «da anterior ocupação urbana, subsistem alguns antigos núcleos rurais onde se continuam a concentrar os poucos estabelecimentos comerciais e de serviços existentes». "

Vamos aguardar para que daqui surjam novas e positivas ideias para desenvolver a qualidade urbanistica, arquitectónica e consequentemente a qualidade de vida dos seus habitantes...

24 outubro 2006

Heineken Cup

Este fim de semana passado fui ver o meu primeiro jogo de rugby ao vivo aqui em Dublin. Era a primeira jornada da Heineken Cup, que se poderá dizer que é o equivalente à Liga dos Campeões. Fui com o Matti e o Robert, dois colegas meus da empresa, o primeiro finlandês e o segundo irlandês, para nos ensinar todas as regras do jogo.

O jogo era entre a equipa de Leinster, a província na Irlanda onde Dublin está localizada, e Gloucester, de Inglaterra. Foi um jogo interessante, especialmente durante a primeira parte, onde se marcou a maioria dos pontos. A segunda parte foi marcada por um jogo pouco esclarecido, chuva, frio e vento.... Leinster chegou ao final vitorioso, e merecedor da vitória. O resultado final foi 37 - 20. O artigo sobre o jogo pode ser lido aqui.

Foi uma tarde bem interessante, onde fiquei a saber que o rugby é mais emocionante ao vivo do que na TV. Especialmente se houvermais de 20.000 espectadores a puxar pela mesma equipa.

Abraços!
Janeca

Arrebenta a bolha do ambiente na margem sul!

Meus amigos, deixo-vos um blog que me foi enviado, o qual me despertou a atenção visto tratar-se de um blog dedicado a questões ambientais na margem sul do rio Tejo. Sugiro uma olhada porque tem posts bastante interessantes e sugestões adequadas para uma modernização da margem sul respeitando meio ambiente. Digo-vos igualmente que tem um post sobre a Charneca de Caparica que poderá ferir as suceptibilidades de alguns.

Podem ver o blog neste link: a-sul

Opáááá... Cuidado!!!

Um reformado inglês de 70 anos conseguiu defender-se frente a um gangue de quatro delinquentes que o tentaram assaltar na cidade alemã de Bielefeld. O idoso pôs em prática as lições de artes marciais que aprendeu na tropa

O idoso passeava nas ruas de Bielefeld, na noite de sexta-feira, quando um grupo de delinquentes o cercou.

Fazendo uso das manobras de defesa que aprendeu no exército, o reformado de 70 anos atirou pelos ares o homem que o tentava manietar por trás.
De seguida, outro assaltante tentou pontapear o inglês, que lhe pegou no pé e atirou ao chão.
Após o segundo golpe, o grupo de jovens - com idades entre os 18 e os 25 anos - decidiu fugir.

O pensionista, cujo nome não foi revelado, foi depois fazer queixa às autoridades.

in Sol

23 outubro 2006

Dos Canários para a Champions League

Muito cuidado com a procura do Mozart

"Domingo, 10 de Setembro de 2006. Estádio de Santiago Wanderers, Valparaíso, Chile. O clube local defronta o Colo Colo. Faltam menos de 15 minutos para terminar o jogo, e o treinador da equipa visitante, Cláudio Borghi, faz entrar um avançado de 14 anos. Nicolás Millán torna-se assim no estreante mais jovem da história do futebol chileno. A notícia de um menino entre profissionais chamou a atenção dos media em todo o mundo. De imediato começaram os adjectivos – “jovem-maravilha”, “menino-estrela”, etc. – e os rumores (como o interesse do Inter Milão em contratá-lo). O certo é que Millán jogou apenas 11 minutos, desperdiçou a única oportunidade clara de golo que teve, e desde então não voltou sequer a treinar com a equipa principal. Se jogou foi porque, para esse jogo, o Colo Colo tinha vários lesionados, outros tantos suspensos, e mais de um jogador em repouso antes de disputar o próximo encontro da Taça Sul-americana. Não é que este jovem seja uma invenção da imprensa ou que não tenha condições para triunfar. Mas… cuidado com a procura de um Mozart no futebol. A febre dos clubes por comprar – ou vender – o próximo Pelé ou Maradona (os quais se estrearam na primeira divisão pouco antes de cumprirem 16 anos) por vezes não tem limites. E assim se vão escrevendo histórias que, na sua maioria, têm um início maravilhoso e comentado, e um final silencioso e esquecido. Adu e MessiO norte-americano Freddy Adu estreou-se aos 14 anos como profissional, sendo apresentado como o novo génio do futebol mundial. Três anos depois, continua a jogar na Liga dos Estados Unidos, e nem sequer é titular na sua equipa, o DC United… No outro extremo está Lionel Messi, que foi comprado pelo Barcelona aos 13 anos, e hoje brilha em Espanha. Mas, claro, no caso dele esperou-se que amadurecesse a mente e o corpo (mais ainda pela doença hormonal que afectava o seu crescimento), e, três anos depois, pouco a pouco foram-lhe dando oportunidades. Hoje, com 19 anos, está no topo do futebol mundial. Para entrar em campo e enfrentar profissionais faz falta mais do que uma técnica apurada: resposta física e maturidade mental são igualmente fundamentais. Apressar a estreia de um jogador, por muito prometedor que pareça, pode inclusivamente ser prejudicial para a sua carreira. Uma preparação física e psicológica, antes de dar o grande passo ao profissionalismo, é a primeira coisa a fazer. E, aos 14 anos, ninguém a tem. O mesmo Nicolás Millán disse antes de se estrear: “Estou assustado, sou muito jovem.”"

In Sportugal.pt

E eu a espera que o Manchester me fosse buscar aos Canários.... Até hoje!

Aquele Abraço

20 outubro 2006

Arrebentamento da bolha!

Alguém tem saudades do belo Carnaval de Torres Vedras?

19 outubro 2006

Sim ou não ?


O assunto está de volta. As discussões, sobre um dos temas mais polémicos dos nossos dias, vão surgir de novo.
A despenalização ou não do aborto em Portugal será de novo o alvo de todas as atenções mediáticas nos próximos tempos. Depois de um renhido "não" em 1998 a classe política portuguesa decidiu colocar de novo o assunto na agenda nacional. A proposta de referendo terá como apoiantes o PS, BE e PSD. Desta vez, o 1º Ministro (ao contrário de 98) estará do lado do SIM, tal como muitos portugueses. Portugueses esses que esperam que a situação se altere. É de todo inaceitável que as mulheres continuem a sentar-se no banco dos réus e a recorrer a Espanha para resolver esta questão.
A campanha começa aqui, exactamente aqui, neste bonito e interactivo blog.

18 outubro 2006

A Parva notícia do dia sobre a teoria evolucionista

A raça humana pode dividir-se em duas e as emoções como o amor podem desaparecer, segundo as teorias evolucionistas de Oliver Curry, citadas pela BBC. Os homens terão pénis maiores e as mulheres seios mais volumosos

Este cientista da London School of Economics, defende que a espécie humana se dividirá em duas por volta do ano 100 000, e tal como previu o escritor HG Wells em 1895, na obra A Máquina do Tempo, cujo remake cinematográfico esteve recentemente nas salas de cinema, passará a existir uma raça geneticamente superior e outra menor.

Então, passará a haver uma raça com seres altos, magros, atractivos, inteligentes e criativos e outra oposta -- de feios e anões. Os homens terão «rostos mais simétricos, aparência atlética, vozes mais graves e pénis maiores». As mulheres terão uma «pele sem pêlos, grandes olhos claros, seios de dimensões avultadas e cabelo lustroso». Haverá uma tendência para a cor de pele convergir para a mesma tonalidade, mulata, «atenuando as divergências raciais».

Por outro lado, as características sociais, como a comunicação, a interacção, e sentimentos como «o amor, a simpatia, a confiança e o respeito», poderão desaparecer. «As pessoas deixarão de se preocupar tanto com os outros e passarão a ser mais individualistas».

Oliver Curry defende ainda que a dependência da tecnologia e da medicina poderá originar um sistema imunitário fraco.



In Sol

12 outubro 2006

O que faz falta é animar a malta !!

Partida televisiva revela droga no parlamento italiano

A polémica que apaixona os italianos começou na semana passada, com uma partida ousada de dois humoristas no seu programa de televisão, «As Hienas». Sob o pretexto de uma entrevista sobre o orçamento de Estado de 2007, um repórter do canal Itália Uno (propriedade da família Berlusconi) deslocou-se ao parlamento e falou com diversos deputados.
Na hora de embelezar os entrevistados para a câmara, o maquilhador recolheu subtilmente amostras de suor que foram depois testadas à presença de cannabis e cocaína.
Os resultados foram surpreendentes para a maior parte dos italianos. 16 dos 50 deputados postos à prova sem o saberem acusaram o consumo de drogas. Especificamente, 12 utilizaram cannabis e 4 tinham consumido cocaína. Um terço dos testados havia recorrido a substâncias estupefacientes nas 36 horas anteriores à «partida».
in Sol
Quais seriam os resultados no Parlamento Português !?

11 outubro 2006

Insanidade


Como manter uma saudavel insanidade...

1 -No teu horário de almoço, senta-te no teu carro estacionado, põe os

óculos escuros e aponta um secador de cabelos para os carros que passam. Vê
se eles diminuem a velocidade.

2 - Insiste que o teu e-mail é xena.princesa.guerreira@rtf.pt ou
elvis.orei@rtf.pt

3 - Sempre que alguém te pedir para fazer alguma coisa, pergunta se quer com
batatas fritas a acompanhar.

4 - Encoraja os teus colegas a fazer uma dança de cadeiras sincronizada.

5 - Coloca a tua lata de lixo sobre a mesa e escreve nela "Enfia a cabeça!"

6 - Desenvolve um estranho medo de agrafadores.

7 - Põe descafeinado na máquina de café durante três semanas. Quando todos
tiverem perdido o vício da cafeína, muda para café extra-forte.

8 - No verso de todos os teus cheques escreve "Referente a favores sexuais"

9 -Sempre que alguém te disser alguma coisa, responde "isso é o que tu
pensas".

10 - Termina todas as tuas frases com "de acordo com a profecia".

11 - Ajusta o brilho do teu monitor para o que o nível dele ilumine toda a
área de trabalho. Insiste com os outros que gostas assim.

12 -Não uses pontuações.

13 - Sempre que possível, salta em vez de andar.

14 - Pergunta as pessoas de que sexo são. Ri histericamente quando te
responderem.

15 - Quando estiveres num Mac-drive-in, especifica que é para levar.

16 - Canta na ópera com os actores.

17 - Vai a um recital de poesia e pergunta por que é que os poemas não
rimam.

18 - Descobre onde o é que o teu chefe faz compras e compra exactamente as
mesmas roupas. Usa-as um dia depois do teu chefe as usar. (Isto é,
especialmente efectivo se
o teu chefe for do sexo oposto.)

19 - Manda e-mails para o resto da empresa para dizer o que e que estás a
fazer. Por exemplo: "Se alguém precisar de mim, estou na casa de banho,
3ªporta à esquerda, 2ª
sanita".

20 - Põe uma rede de mosquitos à volta da tua secretária, põe um CD com som
ambiente de floresta, durante o dia inteiro e imita ruídos de macaco.

21 - Com cinco dias de antecedência, avisa os teus amigos que não podes ir a
festa deles porque vai chover.

22 - Faz os teus colegas de trabalho chamar-te pelo teu apelido: Duro(a) na
Queda.

23 - Quando sair dinheiro da caixa automática, levanta os braços e grita
"Jackpot".

24 - Ao sair do zoo, corre na direcção do parque de estacionamento, gritando
"Salve-se quem puder, eles estão soltos!".

25 - Sempre que o teu chefe te recriminar, diz "não ligue, são as vozes da
minha cabeça".

26 - A hora do jantar, anuncia aos teus filhos: "Devido a nossa situação
económica, teremos de mandar um de vocês embora".

27 - Todas as vezes que vires uma vassoura, grita "Amor, a tua mãe chegou!".

Abraço

10 outubro 2006

Ja o e!!!




"Oi meninas...

há já uma semana que ando pra enviar este mail...

Desde dia 2 de Outubro que sou Advogado, fiz a Prova de Agregação e fiquei aprovado com distinção.

Nesse mesmo dia, pela manhã, nasceu a minha sobrinha.

Abraço e deixem-se de paneleirices."

by Dani picatolas

Google Video e YouTube

O site de busca na Internet Google chegou esta terça-feira a acordo para adquirir a YouTube, empresa que opera na área da partilha de vídeos na rede, por 1.650 milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros). O Google revelou que a compra será financiada com acções próprias e que os fundadores da YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, bem como os 65 trabalhadores da empresa, serão integrados na companhia. Independentemente da aquisição, a YouTube vai continuar a funcionar de forma independente do Google e vai manter o nome e a marca.

O Google anunciou ainda que fechou acordo com a Sony BMG Music Entertainment e a Warner Music Group para emitir vídeos musicais na sua página web Google video. O conteúdo será patrocinado por anunciantes do Google para que as entradas sejam repartidas entre as partes, permitindo a colecção de vídeos de vídeos musicais de ambas as companhias estejam disponíveis de forma gratuita para todos os utilizadores.

Paralelo 38. Como será desta vez??

A Guerra da Coreia travou-se entre 25 de Junho de 1950 e 27 de Julho de 1953, opondo a Coreia do Sul e seus aliados, que incluíam os Estados Unidos da América e o Reino Unido, à Coreia do Norte, apoiada pela República Popular da China e antiga União Soviética. O resultado foi a manutenção da divisão da península da Coreia em dois países, que perdura até aos dias de hoje.

Em 1950, cinco anos e meio depois de derrotar a Alemanha nazi, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controlo da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial. A península da Coreia é cortada pelo paralelo 38, uma linha demarcatória que divide dois exércitos, dois Estados: a República da Coreia, no sul, e a República Popular Democrática da Coreia, no norte.

Essa demarcação, existente desde 1945 por um acordo entre Moscovo e Washington, dividiu o povo coreano em dois sistemas políticos opostos: no norte o comunismo apoiado pela União Soviética, e, no sul, o capitalismo apoiado pelos Estados Unidos. Em 3 de Julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do Norte ataca de surpresa e toma Seul, a capital. As Nações Unidas condenam o ataque e enviam forças, para ajudar a Coréia do Sul a repelir os invasores.

Em Setembro, as forças das Nações Unidas começam uma ambiciosa ofensiva para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. Em 15 de Setembro, chegam inesperadamente em Inchon, perto de Seul, e algumas horas depois entram na cidade ocupada. Os setenta mil soldados norte-coreanos são vencidos pelos cento e quarenta mil soldados das Nações Unidas. Cinco dias depois, exactamente três meses após o início das hostilidades, Seul é libertada. Com essa vitória, os Estados Unidos mantêm sua supremacia no sul. Mas, para eles isso não basta. Em primeiro de Outubro, as forças internacionais violam a fronteira do paralelo 38, como os coreanos haviam feito, e avançam para a Coréia do Norte.

A Coreia do Norte é devastada. Os suprimentos enviados pela União Soviética são interceptados pelas forças das Nações Unidas. Durante quase três anos, o povo coreano, uma das mais notáveis culturas da Ásia, é envolvido em uma brutal guerra fratricida. Em 23 de Junho começam as negociações de paz, que duram dois anos e resultam num acordo assinado em Pamunjon, em 27 de julho de 53.
Mas, o único resultado é o cessar fogo. Na guerra coreana morreram cerca de três milhões e meio de pessoas.

O tratado de paz ainda não foi assinado, e a Coréia continua dividida em Norte e Sul.

08 outubro 2006

Será mesmo assim ??


Sedentarismo é o termo usado para designar o estilo de vida moderno, em que o ser humano devido ao grande avanço da tecnologia, precisa pouco ou quase nada de esforço físico para conseguir meios necessários para a manutenção da vida. Sedentarismo está ligado ao mesmo tempo a um consumo, devido aos avanços tecnológicos na produção de alimentos, antes inexistentes na história da humanidade, como os hipercalóricos, aumentando consideravelmente o sobrepeso das pessoas. A conjunção de pouco ou nenhum esforço físico com o consumo contínuo de alimentos hipercalóricos leva ao aumento do peso. Este modo de vida portanto, será altamente prejudicial a saúde, já que o homem precisa de colocar em funcionamento e exercitar todas as suas células.

in Wikipédia

Toca a levantar o rabinho...

PS: A fotografia parece-me muito bem conseguida

06 outubro 2006

Quem quer jogar ao Monopólio?

A administração da Aer Lingus e o Governo irlandês já rejeitaram a oferta de compra da maioria da empresa lançada pela Ryanair ontem, apenas quatro dias depois da transportadora irlandesa ter as suas acções cotadas em Bolsa.

As duas juntas transportaram de e para Portugal mais de 550 mil passageiros no período de Janeiro a Agosto deste ano, principalmente nos aeroportos de Faro e do Porto.“Esta aproximação não foi solicitada, é totalmente oportunista e subvaloriza significativamente o negócio do grupo e o seu atractivo potencial de crescimento no longo prazo”, afirmou o presidente da Aer Lingus, John Sharman, em relação ao anúncio pela Ryanair de que oferece 2,8 euros por acção da transportadora irlandesa, representando uma avaliação do seu valor em 1,48 mil milhões de euros, um prémio de 27% sobre o preço das suas acções na oferta pública de venda (2,20) e de 12% em relação à cotação de fecho da passada quarta-feira.

O governo irlandês, que tem 28% da Aer Lingus, também já veio rejeitar a oferta da Ryanair, por intermédio do ministro Transportes, Martin Cullen. “Um monopólio é mau para o negócio, mau para o país, mau para os clientes, mau para o público que viaja e mau para os interesses do turismo neste país”, afirmou Cullen no Parlamento.A Ryanair, no anúncio da oferta, indica que já adquiriu em Bolsa 16% do capital da Aer Lingus, ao preço médio de 2,42 euros, e a Reuters avançou que na terça-feira elevou a participação na antiga “companhia de bandeira” irlandesa para 19,2% e poderá continuar a comprar no mercado bolsista até chegar aos 30%.

02 outubro 2006

'Ele' vem ai...






'Ele' vem ai!!! Por muito que parecaa que falte para a 'Sua' chegada, na realidade e bem feitas as contas, ja nao falta assim tanto, sao apenas e sensivelmente 7776000 segundos, ou ainda 129600 minutos, ou ainda 2160 horas, ou ainda 90 dias, ou ainda 3 meses ou ainda 1 trimestre!!! Para uns parecerá que ainda falta muito, para outros que eu devo estar doente, ainda há quem pense que vivo para os finais de ano(sejamos realistas), outros ainda que gostei de ver o tio do Tagao a saltar como um puto de 18 anos no auge da sua juventude(passou o dia seguinte na cama, mas curtiu nas horas!!!)... Mas desenganem-se, apenas quero que passemos um fim de ano todos juntos e que o possamos disfrutar tal qual como toca, ou seja, em GRANDE!! Depende de nos mesmos ter prevista a 'Sua' chegada e como tal, depende inteiramente de nos mesmos impedir uma possivel catastrofe! Como tal, venho por este meio comecar um topico, o qual estara aberto a todo o tipo de sugestoes e ideias sobre uma possivel comemoracao da chegada 'Dele'. Espero a vossa sincera colaboracao e lembrem-se..., quanto antes estiver fechado este assunto, mais rapidamente estaremos seguros de que 'Ele' tera uma GRANDE recepcao!!